sábado, 13 de dezembro de 2008

Sobre a influência das crianças nas compras em Shopping Centers (1)

Pesquisa realizada em cinco cidades do estado de São Paulo, incluindo Sorocaba, buscou identificar o comportamento e o poder de influência das crianças nas decisões de compras em Shopping Centers, em famílias com renda entre 2000 e 10000 reais mensais.
Uma vez por mês e uma vez por quinzena são, respectivamente, as freqüências com que se costuma ir aos shoppings em família, e é de cerca de 90 reais a quantia gasta em cada uma dessas visitas. Desse valor, mais da metade – 51 reais – vai, em geral, para a alimentação, seguida da diversão, com 34 reais.
A pesquisa em questão mostrou, ainda, que as crianças, especialmente na faixa dos quatro aos onze anos, influenciam em metade das decisões de compra.
Agora, engana-se quem acredita que o poder da influência de compra se dá por insistência – com aquela criança que chora, grita e esperneia nas lojas, envergonhando os pais. Embora esse percentual seja alto na faixa dos quatro aos sete anos, a argumentação estruturada mostrou-se presente em 65% dos casos.
Explica-se aí, portanto, o fato dessa mesma pesquisa também apontar que, em razão de tamanha influência e poder de persuasão dos pequenos, os pais, quando das decisões de compra, preferem ir a Shopping Centers sozinhos ou acompanhados somente por adultos.