sábado, 13 de dezembro de 2008

KIDFLUENCE: a influência das crianças nas compras em Shopping Centers (2)

É inegável o poder de influência das crianças. Esse fenômeno até tem um nome : KIDFLUENCE que é a força da influência das crianças nas próprias compras e nas da família. Estima-se que essa influência ultrapasse hoje a casa de 1 trilhão de dólares/ano no mundo.

Para os pais essa influência é mais conhecida como a doença do quero-aquilo-ite e os sintomas costumam ser: um choro forçado, um acesso de berros em pleno local de compra ou uma discussão estruturada com argumentos muito persuasivos.
Alias a doença sofreu uma evolução significativa nos últimos anos, pois a influência não se restringe somente ao produto, mas incorpora também a marca preferida. Estudo feito nos Estados Unidos mostrou que 90% dos pedidos das crianças ao Papai Noel são feitos com a indicação da marca desejada.
As causas dessa doença são: as facilidades de acesso das crianças à tecnologia e à informação e um sentimento dos pais que compensam a ausência com satisfação da vontade dos filhos.

Não se sabe se a doença tem cura

Mas existem algumas prevenções:

1. Dê exemplo de consumo consciente (pais que não conseguem conter o próprio impulso de compra não conseguirão ser boa influência para os filhos);
2. Explique as crianças valor do dinheiro e
3. Não sinta culpa por dizer NÃO.