terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sobre a crise - 11/11/2008

Hoje pela manhã, tive a curiosidade de contar as notícias que, nos jornais, falam sobre crise. Contei, na Folha de São Paulo, 32 notícias e no Estadão, 29.

Mas, de tudo o que li, o que mais me chamou atenção foi uma matéria da Revista Exame, que pode até passar despercebida por um leitor menos atento, cujo título é “O país que precisa ser multiplicado”.

Esse suposto país, mostrado na revista, é formado por um pequeno quadrilátero de 57.000 quilômetros quadrados e tem uma população de 30 milhões de habitantes, dos quais quase a metade tem um índice de desenvolvimento humano equiparado ao dos países desenvolvidos. Se esse quadrilátero fosse mesmo um país, seria a 27ª. economia do planeta, à frente de nações como Dinamarca, Argentina, Irlanda e Venezuela.

O pedacinho de mundo em questão produziu, em 2007, mais veículos que a Itália, detém 80% do volume de negócios em ações da América Latina, é sede de cinco dos 30 maiores bancos do planeta, produz 15% do álcool e 10% do açúcar consumidos no mundo e forma 4.000 doutores por ano – mais que México, Argentina e Chile juntos. Além disso, apresenta sete das dez melhores estradas brasileiras e 62 instituições de ensino classificadas como “de excelência”.

Esse suposto país é, pois, um retângulo formado pelas cidades de São José dos Campos, Campinas, Bauru e Santos.

Só nos últimos dois meses, quatro grandes corporações anunciaram investimentos nesse quadrilátero: A Hyundai instalará sua fábrica em Piracicaba e produzirá 1600 empregos diretos; a Avon construirá o maior centro de distribuição mundial em Cabreúva; a KIA anunciou sua fábrica para Salto; e a Toyota investirá 700 milhões de dólares em Sorocaba.

A matéria destaca nossa região justamente por ela estar no meio desse principal centro comercial do país.

Ninguém é ingênuo para não falar ou não pensar em crise.

Mas, cuidado! Crise é uma doença de contágio, e em época de crise muita gente age como hipocondríaco, tomando remédio sem mesmo (ou ainda) estar doente.